Calendário Judaico


O Calendário Judaico:  
procure conhecê-lo



        Para começar, por que precisamos de um calendário? 
     Isto é fácil: para lembrar as datas importantes das festividades, saber com    antecedência o dia de nosso aniversário e, especialmente, para indicar o dia do bar   e bat mitsvá, e ter um sistema para datar correspondências, cheques, contas e muitas outras coisas.

O calendário judaico é mais antigo que o gregoriano; existe há mais de 3300 anos, quando D'us mostrou a Moisés a Lua Nova, no mês de Nissan, duas semanas antes da libertação dos filhos de Israel do Egito, no ano 2448 após a Criação do mundo. A partir dessa época, o povo judeu recebeu um calendário especial, diferente dos outros já existentes.

De que modo este calendário se distingue? 
O calendário judaico é lunissolar, i.e., os meses seguem as fases da Lua, porém leva-se em conta as estações do ano.

O mês lunar compreende o tempo que decorre de um Novilúnio até o próximo, consistindo de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3,33 segundos. 
Como é impossível incluir num mês períodos fracionados como meios dias, horas e minutos, calculamos normalmente os meses de 29 e 30 dias, alternadamente. 

Desta forma resolve-se o problema das 12 horas excedentes que, uma vez são abatidas do mês de 29 dias e outra vez acrescidas no mês de 30 dias.

Mas conforme já verificamos, os períodos lunares abrangem além das 12 horas referidas, também uma fração de cerca de 44 minutos. 
Surge então a necessidade de resolver este problema adicional. Além disso, seria muito complicado que o dia santificado de Yom Kipur caísse no dia antes ou depois do Shabat; se o Yom Kipur fosse na sexta-feira ou no domingo, teríamos dois dias consecutivos proibindo qualquer tipo de trabalho, inclusive a preparação dos alimentos e, em caso de morte, não haveria enterro por dois dias e de acordo com a Lei Judaica, não poderíamos retardar o funeral.

Para solucionar essas questões, adiciona ou subtrai-se um dia em determinados anos, para Yom Kipur nunca cair numa sexta-feira ou num domingo, e que outras festividades também não caiam em certos dias da semana. Deste modo fica resolvido o problema dos 44 minutos que sobram.

Chamamos sua atenção para o fato de que é possível saber se qualquer um dos meses será completo (com 30 dias) ou incompleto (com 29 dias), observando-se a data de Rosh Chôdesh do mês seguinte. 

Se houver dois dias de Rosh Chôdesh, significa que o mês que termina é completo; assim sendo o trigésimo dia é sempre o primeiro dia de Rosh Chôdesh do próximo mês. Quando um só dia é Rosh Chôdesh, o mês que acaba tem somente 29 dias.
Quando tudo parece resolvido satisfatória e acertadamente, ainda é preciso da matemática, pois as dúvidas continuam.

Como já mencionamos, o calendário judaico baseia-se nas fases da Lua, diferente do calendário gregoriano que segue a rotação do Sol. Afirmamos também que podemos ter 29 ou 30 dias em cada mês do calendário judaico, mas nunca menos ou mais.
Um ano no calendário judaico tem 354 dias; ou seja, o ano lunar tem onze dias menos do que o ano solar, que tem aproximadamente 365 dias.

Se por acaso nos ocorre perguntar: qual é a importância disto? 
Aconteceria o seguinte: as festividades, neste caso, caminhariam para trás, cerca de onze dias em cada ano, até que a festa de Pêssach, que deveria ser celebrada na primavera (considerando as estações em Israel), cairia no meio do inverno; e Sucot que é no outono, seria em pleno verão, etc. Porém a Torá nos exige comemorar cada festividade na respectiva estação; por isso não ignoramos o sistema solar que determina as quatro estações do ano e não podemos deixar os onze dias e as frações para trás.

A solução é fazer com que estes se acumulem até inteirar um mês, quando então adicionamos esse mês ao ano lunar. Assim é que nestes referidos anos temos dois meses de Adar: Adar I e Adar II. Este ano é denominado embolísmico.

Até aqui expusemos de um modo simples o mecanismo do calendário judaico, mas ainda há algumas informações suplementares.

O ano do calendário judaico se compõe de 354 dias dividido em doze meses de 29 e 30 dias alternadamente. Tal ano é denominado "regular". 
Mas como já explicamos acima, em alguns anos deve-se acrescentar ou subtrair um dia de um dos meses. 
Este dia é adicionado ao mês de Cheshvan (30 no lugar dos costumeiros 29); então o ano é chamado de "completo". 
Quando o dia é subtraído, é retirado do mês de Kislev (29 dias no lugar do normal 30) e o ano é chamado de "incompleto". 

Assim, o ano normal de 12 meses poderá ter 353, 354 ou 355 dias, enquanto o ano embolísmico teria 383, 384 ou 385 dias. Veja a seguinte tabela:


Normal

incompleto

Norma

lregular

Normal

completo

Embolísmico

incompleto

Embolísmico

regular

Embolísmico

completo
Mês
Dias
Dias
Dias
Dias
Dias
Dias
Nissan
30
30
30
30
30
30
Iyar
29
29
29
29
29
29
Sivan
30
30
30
30
30
30
Tamuz
29
29
29
29
29
29
Av
30
30
30
30
30
30
Elul
29
29
29
29
29
29
Tishrei
30
30
30
30
30
30
Cheshvan
29
29
30
29
29
30
Kislev
29
30
30
29
30
30
Tevet
29
29
29
29
29
29
Shevat
30
30
30
30
30
30
Adar I
-
-
-
30
30
30
Adar II*
29
29
29
29
29
29
353 dias
354 dias
355 dias
383 dias
384 dias
385 dias
(*) No ano "normal", este mês é denominado simplesmente "Adar".

_______________________

 



                     2009 / 5769



Dia 27 de janeiro: Dia Internacional em Memória do Holocausto
Dia 09 de fevereiro: Tu Bishvat
Dia 10 de março: Purim
Dia 08 de abril: Véspera de Pessach
Dias 09 - 16 de abril: Pessach
Dia 21 de abril: Iom Hashoá
Dia 29 de abril: Iom Haatzmaut
Dia 08 de maio: Pessach Sheni
Dia 12 de maio: Lag Baômer
Dia 21 de maio: Iom Ierushalaim
Dia 28 de maio: Véspera de Shavuot
Dias 29 – 30 de maio: Shavuot
Dias 09-29 de julho: 17 de Tamuz e as Três Semanas
Dia 30 de julho: 9 de Av
Dia 05 de agosto: Tu BeAv
Dia 18 de setembro: Véspera de Rosh Hashaná
Dia 19 de setembro: Rosh Hashaná
Dia 27 de setembro: Véspera de Iom Kipur
Dia 28 de setembro: Iom Kipur
Dia 03 de outubro: Sucot
Dia 11 de outubro: Simchat Torá
Dia 12 de dezembro: Chanuká







                      2010 – 5771


Setembro

09 – Primeiro dia de Rosh Hashaná
10 – Segundo dia de Rosh Hashaná
12 – Jejum de Guedalyá
17 – Véspera de Yom Kipur
18 – Yom Kipur Yizcor
22 – Véspera de Sucot
23 – 1º dia de Sucot
24 – 2º dia de Sucot
25 a 29 – Dias Intermediários de Sucot
30 – Shemini Atsêret Yizcor

Outubro

1 – Simchat Torá




Dezembro



1 – Véspera de Chanucá - 1ª vela
2 a 9 – Chanucá
17– Jejum de 10 de Tevet


                        2011 – 5771

Janeiro

20 – Tu Bishvat “Ano novo das árvores”



Março

17 – Jejum de Ester
19 – Véspera de Purim
20 – Purim|


Abril

17 – Bedicat Chamêts
18 – Véspera de Pêssach -1º Sêder
19 – 1º dia de Pêssach- 2º Sêder 
20 – 2º dia de Pêssach 
21 a 24  Chol Hamoed Pêssach - Dias Intermediários 
25  Sétimo dia de Pêssach 
26  Último dia de Pêssach Yizcor


Maio

18 – Pêssach Sheni
22 – Lag Baômer


Junho

7 – Véspera de Shavuot
8 – 1º dia de Shavuot
9 – 2º dia de Shavuot Yizcor



Julho


19 – Jejum de 17 de Tamuz



Agosto 

8 – Véspera de Tishá BeAv
9 – Jejum de Tishá BeAv 




Setembro 


28 – Véspera de Rosh Hashaná

                        2011 – 5772


Setembro 29– 1º dia de Rosh Hashaná




















fonte:    CHABAD

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